sábado, 2 de abril de 2011

Brasil: Vulcões e Terremotos



            O Brasil está situado no centro de uma grande placa tectônica, a Placa Sul-Americana, portanto, afastado dos limites dessa placa. O distanciamento dos limites da placa Sul-Americana é o motivo porque não há vulcões nem terremotos atualmente no Brasil.
      ...   Na realidade a terra treme em várias regiões do Brasil e em virtude de sua grande extensão territorial e grandes áreas inabitadas esses fatos não chegam a gerar um grande problema.
      ... Existem 48 falhas geológicas no teritório brasileiro, cujo processo de acomodação resulta em tremores fracos.




http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/vulcanismo-no-brasil.htm

sexta-feira, 1 de abril de 2011

TIC

APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC

     Com a chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)na escola , surgem mudanças e novos desafios no que diz respeito à tenologia digital. Nós, professores, precisamos compreender a realidade em que atuamos hoje e planejar a construção de novos saberes, com as tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, com novas possibilidades de comunicação e interação, novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento.
     Neste contexto da inclusão digital, professores da Rede Municipal de Contagem participam do curso "APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC" .  Trata-se de um Programa de Iniciação Científica e Tecnologia Educacional, com uma carga horária de 112 horas, sendo 50 horas presenciais (13 encontros presenciais) e as outras 62 horas da formação com desenvolvimento de atividades à distância. Estas atividades estarão relacionadas aos temas tratados durante o curso: Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola, Internet, Hipertexto e Hipermídia, Prática Pedagógica e Mídias Digitais, Currículos, Projetos e Tecnologia.
     Os tutores do curso são Clélia e Leonardo (ciências) da SEDUC.
     O curso teve início no dia 23/02/2011 e o período previsto para sua conclusão é na 2ª quinzena ddo mês de setembro de 2011.

Curso ProInfo

ProInfo T4

           Olá pessoal! Nosso curso  APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC está muito bom! Já tivemos 4 encontros na Escola Municipal  Professor Domingos Diniz, aqui em Contagem. Já aprendemos a editar textos no google docs,  linkar e criar blogs. Estou gostando muito!
      Abraços!
            Marília